Conheça Évora, o Início da Vossa Jornada pelo Alentejo
Uma viagem de carro pelo Alentejo é a melhor forma de realmente conhecer esta região pouco povoada de Portugal. Você dirige entre campos ondulados com sobreiros e oliveiras e passa por aldeias autênticas, vilas calmas com residentes realmente recetivos e simpáticos com os turistas.
A região portuguesa do Alentejo começa a leste da cidade de Lisboa e estende – se ao longo da costa e interior acima do Algarve. O Alentejo é a maior região de Portugal e tem aproximadamente a mesma dimensão que alguns países europeus. No entanto, apenas cerca de 700.000 pessoas vivem nessa imensa área o que a torna muito preservada.
O Alto e o Baixo Alentejo juntos formam uma das maiores e mais singulares regiões de Portugal. Acredite, não iras se esquecer de esta parte de Portugal sob um céu estrelado e límpido.
Podes imaginar como as paisagens são vastas e como são pouco agitadas. A região é bastante conhecida por suas paisagens verdes e vilas pacatas, para além de ser uma das regiões com o melhor clima quente da Europa. O Alentejo é também um verdadeiro paraíso para caminhadas nesses vastos campos verdes. Já foram mais de 1000 quilômetros de trilhas mapeadas na região. O percurso pedestre de 400 quilómetros “Rota Vicentina” é o mais conhecido e orienta-o ao longo da costa ou interior. Os ciclistas também podem se deliciar aqui e você também pode desfrutar de excelentes passeios a cavalo ou desportes aquáticos como surf, vela e canoagem.
O Vinho do Alentejo: Património Histórico
É também uma região que produz muitos deliciosos produtos regionais, os deliciosos e famosos vinhos do Alentejo e as azeitonas e queijos biológicos. Sem dúvida os proprietários de todos os restaurantes irão lhe recomendar as delícias locais com muito orgulho.
Se vai de férias ao Alentejo, não deve perder a oportunidade de provar os seus deliciosos vinhos. Os alentejanos amam o seu vinho e são conhecidos por isso, ali a uva Antão Vaz é considerada por muitos a melhor uva branca da região e Borba, Évora, Redondo e Reguengos são os mais característicos dos vinhos tintos. Recomendamos fazer uma degustação de vinhos onde você poderá descobrir diferentes regiões vinícolas e desfrutar dos melhores vinhos em uma excursão guiada de um dia.
Os interessados em história e arquitetura podem visitar os inúmeros castelos e antigos mosteiros ou explorar as encantadoras vilas. Resumindo, há muito para ver e experimentar no Alentejo e atrai os mais diversos viajantes.
A História de Évora: a Famosa Capital Alentejana
Évora é a capital do Alentejo e é também a cidade mais turística e movimentada da região. Évora é a cidade perfeita para iniciar uma viagem de carro pela região do Alentejo.
O centro de Évora é Património Mundial da UNESCO. No centro antigo da cidade, você anda por ruas estreitas e passa por casas pintadas de branco que geralmente têm portas e janelas amarelas. O nosso local preferido em Évora é a praça principal, a Praça do Giraldo, que possui uma bela fonte em mármore do século XVIII. No entanto, o marco mais famoso da cidade é o templo romano no centro da cidade.
Em Portugal, para além dos incríveis monumentos históricos, encontrará um número surpreendente de menires e megálitos. Se se aventurar pelo campo nos arredores de Évora, entre Castelo de Vide e Monsaraz, encontrará vários círculos de pedra antigos. Além disso, você encontrará grandes picos de pedras esculpidas do Neolítico que apontam para o céu e, portanto, se assemelham a dedos gigantes. Um dos exemplos mais famosos é o Cromleque dos Almendres , quilómetros fora de Évora.
Como Chego ao Alentejo?
A melhor opção é apanhar o avião para Faro ou Lisboa. Lá você pode alugar um carro no local. De Lisboa são cerca de 1,5 horas de carro para chegar à região do Alentejo. De Faro a viagem demora cerca de 2,5 horas.
Informações Práticas para o seu Passeio Pela Região do Alentejo
Melhor época para viajar para o Alentejo: A melhor época para visitar o Alentejo é de março a junho. As flores então desabrocham e é verde. Nos meses de verão pode ficar muito quente com elevadas temperaturas acima dos 32 graus.
Dicas de taxas cobradas na autoestrada: Se chegarem ao Alentejo de carro, é cobrada portagem na Ponte Vasco da Gama, mesmo à saída de Lisboa, e em algumas autoestradas. Se você alugar um carro no aeroporto, ele terá um dispositivo eletrônico a bordo para que você possa passar nas cabines de pedágio. Posteriormente, serão cobrados os custos da portagem através do cartão de crédito utilizado para alugar o carro.